Prevenção contra boletos indevidos de empresas que agem de má fé

Prevenção contra boletos indevidos de empresas que agem de má fé

Comentários fechados em Prevenção contra boletos indevidos de empresas que agem de má fé
 

Prezados, boa tarde.

Gostaríamos de informar que existem empresas que se passam por representantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial [INPI] e agem de má fé no ramo da Propriedade Industrial e Intelectual. As mesmas comumente emitem boletos de cobrança sem aviso prévio de serviços que não foram solicitados e distribuem os mesmos às diversas empresas que possuem ou já possuíram processos junto ao INPI.

Essa prática maliciosa pode ocorrer a qualquer momento – principalmente após a publicação do processo na Revista da Propriedade Industrial [RPI] – vez que os dados das empresas que requerem os pedidos de registro são públicos e não há muito o que ser feito. Os boletos normalmente são emitidos pelos Correios, já com os dados da empresa – alvo – e normalmente possuem citações que facilitam a sua identificação, como a de pagamento facultativo.

Esclarecemos que o INPI não envia quaisquer boletos às empresas, não cobra taxa anual e/ou taxas adicionais de serviços que não foram solicitados. O mesmo órgão do Governo Federal Brasileiro permite apenas a emissão de Guia de Recolhimento da União [GRU] por serviços que são geralmente solicitados pelo procurador responsável do processo em questão. E o mesmo deve – e deveria – ser o único a requerer o pagamento de serviços prestados que foi previamente acordado, como o pagamento de honorários de acompanhamento de processos, de depósito de marcas, etc.

Nós da ADMR Assessoria Empresarial repudiamos tal prática maliciosa e denunciamos os casos que nos foram apresentados para Associação Brasileira da Propriedade Intelectual [ABPI] e para Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial [ABAPI]. A denúncia de casos semelhantes a esses também pode ser feita por qualquer pessoa diretamente no portal do INPI. Denuncie casos semelhantes a esses através dos contatos citados abaixo:


ABPI

Site: http://www.abpi.org.br/

E-mail: [email protected]

 

ABAPI

Site: http://www.abapi.org.br

E-mail: [email protected]

 

INPI

Link direto: http://faleconosco.inpi.gov.br/faleconosco/

 

Atenciosamente

Equipe ADMR Assessoria Empresarial

Notícia relacionada:
INPI divulga nota oficial sobre fraudes

Related Posts

Back to Top